As prioridades do monotrilho

A única obra de mobilidade urbana em São Paulo listada no Portal da Transparência para a Copa de 2014 é o monotrilho da linha 17.

http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/

Como foi planejada em função da opção inicial pelo estádio do Morumbi, a sua implantação perdeu a motivação principal após a escolha de Itaquera, restando apenas o atendimento ao aeroporto de Congonhas.

Após a assinatura do contrato em julho passado, foi divulgado que apenas o primeiro trecho ficará pronto até a Copa em 2014. Trata-se da ligação entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM, ficando os outros dois trechos para serem  concluídos apenas em 2015 .

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/monotrilho-tera-1-trecho-pronto-um-mes-antes-da-copa-diz-alckmin.html

A única importância desse trecho para a Copa é a conexão do aeroporto com o setor hoteleiro nas proximidades do Shopping Morumbi. Ao se deixar a ligação de Congonhas com a linha 1 para depois da Copa, os tradicionais setores hoteleiros da Paulista e do Centro foram prejudicados.

Curiosa escolha, pois são exatamente essas regiões que já estão ligadas ao futuro estádio de Itaquera pela linha vermelha do metrô e pelo trem da CPTM.

Sobre Renato Anelli

Arquiteto e professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos
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